A Res. 777/2025 entra em vigor que institui novas regras para o Radioamadorismo, incluindo o tão falado/amado/odiado fim da exigência de CW para promoção de classe.
Segundo texto publicado pela LABRE Nacional, o conteúdo e as questões das provas, assim como outros detalhes importantes sobre nosso serviço, serão regulamentados em Ato Normativo, o qual seria precedido por consulta pública. Até lá, aparentemente as novas provas serão compostas pelas mesmas questões que vêm sendo utilizadas há décadas. Ou seja, valeriam as mesmas apostilas publicadas pela ANATEL desde 2008.
Entretanto, já houve uma alteração significativa além da extinção da prova de CW. A partir de agora para obtenção do COER é necessária aprovação em testes de avaliação, cujo grau de dificuldade varia de acordo com a classe do COER (C, B ou A).
A expedição do COER continua sendo gratuita. As matérias exigidas para as 3 Classes são Técnica e Ética Operacional, Legislação de Telecomunicações e Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade com a pontuação mínima de 51% de acertos em todas elas.
A LABRE Nacional, cumprindo seu papel de representar os Radioamadores Brasileiros, encaminhou à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) o Ofício nº 216/2025, pedindo esclarecimentos sobre a aplicação das provas de habilitação e promoção de classe no serviço de radioamador, em razão da entrada em vigor da Resolução nº 777/2025, que institui novas regras para todos os Serviços de Telecomunicações, incluindo o Radioamadorismo. A nova resolução estabelece novas provas para obtenção do COER, as quais não mais incluem a transmissão e recepção de telegrafia (CW). O documento, assinado pelo presidente do Conselho Diretor, Marcone dos Reis Cerqueira (PY6MV), manifesta preocupação com a ausência de um ato normativo complementar que regulamente as mudanças previstas pela resolução.
Tão logo tenhamos mais informações, publicaremos em nosso site e nas nossas redes sociais