Home O que é uma Radio Expedição?
por Moacyr Paim

O que é uma Radio Expedição?

 

OPERAÇÃO DE RADIOAMADOR EM AMBIENTE DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL OU FORA DE SUA ESTAÇÃO

É uma atividade onde o radioamador ou grupos de radioamadores mobilizam-se para instalar uma  estação, que possibilitará contatos de locais não habituais para com outros radioamadores do mundo, exemplo, ilhas, morros, faróis, fortes, parques e até mesmo museus. O radioamador busca locais  como motivação à atividade out-door do radioamadorismo, possibilitando ainda a pratica do DX (DistanciaX) , que nada mais é buscar novos contatos que muitas vezes nas cidades se torna difícil em virtude de seus ruídos elétricos e não permitem escutar locais distantes. Em contrapartida, o próprio radioamador praticante de uma DXpedição ou DXpedition, também possibilitará o DX de outros colegas para com ele. A atividade de comunicação numa DX expedição ocorre normalmente em contatos de ponto a ponto,  em frequência destinada aos radioamadores e possibilita fazer contatos com outros radioamadores em diferentes países ou regiões.
As Expedições podem ser de várias espécies como as que listamos abaixo e podem ser usados os próprios indicativos de chamadas dos participantes ou indicativos especiais solicitados à ANATEL especificamente para determinados eventos.

Os locais da Expedição e os indicativos especiais são atrativos para os radioamadores do mundo todo que desejam confirmar um QSO com uma figurinha temporária.

O que é WLOTA?

WLOTA é a sigla de World Lighthouse On The Air) que é a atividade temporária e esporádica de estações de radioamador operando em um Farol


O que é IOTA?

IOTA é a sigla de Island On The Air que é a atividade temporária e esporádica de estações de radioamador operando em ilhas.


O que é BOTA?

BOTA é a sigla de Beaches On The Air que é a atividade temporária e esporádica de estações de radioamador operando em praias específicas.


O que é SOTA?

SOTA é a sigla de Summits on the Air que, em português, significa Montanhas no Ar.

É uma atividade que une montanhismo e radioamadorismo, incentiva a operação de estações portáteis em áreas montanhosas e distribui diplomas e troféus para os participantes que atingem feitos pré-determinados.

 

O que é POTA?

POTA é a sigla de Parks On The Air que em português significa Parques no Ar.

É uma atividade semelhante ao SOTA que incentiva a operação de estações portáteis em Parque Públicos e, igualmente distribui diplomas e troféus para os participantes que atingem feitos pré-determinados.

O que é JOTA?

O JOTA é a sigla de Jamboree On The Air e é um evento anual em que membros do movimento escoteiro e bandeirante de todo o mundo se conectam por meio do radioamador.

Os sinais de rádio de ondas curtas levam suas vozes a virtualmente qualquer canto do mundo. É a emoção de ter uma conversa ao vivo com um membro da fraternidade mundial em algum outro lugar do mundo que atrai tantos jovens a este evento. JOTA é um verdadeiro Jamboree durante o qual experiências de Escotismo são trocadas e ideias são compartilhadas.

O uso de técnicas de rádio amador oferece uma dimensão educacional extra a atividade. Muitos agarram a oportunidade de descobrir o mundo das técnicas e eletrônica de rádio sem fio. Milhares de rádios amadores voluntários auxiliam os membros do movimento escoteiro durante o fim de semana do JOTA com seus conhecimentos, equipamentos e entusiasmo.

Observações

Uma evento pode unir mais de uma categoria, Por exemplo:
Ativação de um Farol que fica numa Ilha
Ativação de uma Parque que fica numa Montanha ou Morro

As ativações, por serem esporádicas, valem pontuações das mais diversas, tais como, DX com uma estação e local raros, contagem de Parques, Montanhas, Faróis, Ilhas para obtenção de diversos tipos de certificados internacionais. E, frequentemente, as expedições concedem cartões QSLs ou certificados de confirmação do QSO.

No Brasil temos diversos colegas que organizam, realizam e participam de Expedições das mais variadas. Existem sites especializados como o http://sotabrasil.com.br/ , http://www.radioexpedicao.com/ , por exemplo.

Destacamos Expedições recentes:
DXpedição à Ilha dos Frades, BA
DXpedição ao Arquipélago de Abrolhos
Ativação especial da ARCCO celebrando o aniversário da cidade de Conceição do Coité.

Alguns colegas que participam de Ativações
PY7WM – Wagner
PY6GOE – Jackson

Estamos criando uma área em nosso site para divulgação das diversas Ativações. Solicitamos, portanto, aos seus organizadores e participantes, o envio dos detalhes da Ativação e, posteriormente, um breve relato dos resultados.