Labre integra comissão do Inmetro

Desde o dia 03 de novembro de 2014 a LABRE (através do GDE, grupo de Gestão e Defesa Espectral) integra a Comissão Técnica de Equipamentos e Dispositivos Eletroeletrônicos do Inmetro.

O Inmetro desenvolve Programas de Avaliação da Conformidade de produtos com objetivo de conferir qualidade a equipamentos vendidos ou produzidos no Brasil.

INMETROA LABRE tem seguidamente defendido que as normas de qualidade dos produtos eletroeletrônicos no Brasil incluam os quesitos de compatibilidade eletromagnética para reduzir as interferências provocadas por estes produtos.

A elaboração dos programas pelo Inmetro é um processo que inclui segmentos da sociedade (fabricantes, importadores, exportadores, entidades de classe, laboratórios, entidades certificadoras, governo, etc) através das Comissões Técnicas (CT), pretendendo um maior equilíbrio de interesses e a imparcialidade na redação das normas.

De acordo com a agenda regulatória do Inmetro, estão previstas várias revisões dos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Equipamentos e Dispositivos Eletroeletrônicos, o que demanda a convocação das CTs para auxiliar nos programas.

O Inmetro, que participou em outubro de 2014 do Seminário de Defesa Espectral durante a Convenção Nacional de Radioamadorismo, reconheceu o trabalho institucional da LABRE no combate às interferências e convidou a associação para integrar a Comissão Técnica de Equipamentos e Dispositivos Eletroeletrônicos.

O convite foi elaborado por Marcelo Marcelo Carlos Afonso Carvalho, Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade e por Luiz Carlos Dal Corno, Analista Executivo em Metrologia e Qualidade; ambos representando a Diretoria de Avaliação da Conformidade (DCONF) e da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Qualidade (DIPAC).

João Saad Júnior (PY1DPU) será o representante titular pela LABRE na CT e Flávio Archangelo (PY2ZX) o suplente, ambos membros do GDE.

GDE/LABRE, 02 de dezembro de 2014